Sou o que sou!

Minha foto
Sou assim, fazer o que! Injeção também não é bom mas cura!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

A SEGURANÇA PÚBLICA É UM PROBLEMA, MAS VOCÊ POSSUI A SOLUÇÃO 2.




Como mencionamos na última edição, o Estado, sozinho, se mostra incapaz de trazer soluções para a Segurança Pública e cabe ao Cidadão implementar medidas que previnam e colaborem com a sua própria segurança.
Dando continuidade ao tema da semana passada, apontarei dicas de prevenção que contribuam para que o cidadão evite ser uma vitima potencial da marginalidade:

PREVENÇÃO NA RESIDÊNCIA

A residência ainda é um grande alvo para os marginais. As drogas tem sido um impulsor dos crimes contra o patrimônio, pois comumente, os usuários sentem a necessidade de manter seu vicio, e partem para os furtos e roubos. Os assaltos por pessoas especializadas também se voltaram mais para o cidadão comum, diante da melhoria da segurança nos estabelecimentos bancários e e em lojas comerciais, pois suas ações nesses locais têm sido mais difícil. Surge então a necessidade do próprio cidadão promover medidas preventivas e a maior prevenção é criar obstáculos à ação dos marginais. As dicas são as seguintes:

- Melhores a segurança de sua casa. Comece pelo perímetro externo, de tal forma que fique limitada a visão do interior da casa. Os muros e cercas devem (dentro do possível) ser altos e com proteção na parte superior, a qual pode ser constituída de lanças, pregos, arame farpado e até cercas eletrificadas, com tecnologia para não matar uma pessoa por descarga elétrica.
- Instale grades nas portas e janelas, olho mágico e trancas nas portas.
- Não deixe portões e portas abertas, mesmo que haja alguém na residência, e que tal medida seja adotada por todos, inclusive filhos e empregados.
- A utilização de cães de grande porte é bastante eficaz em casas, e eles devem ser no mínimo um casal, porém, quanto mais, melhor.
- Não deixe objetos “tentadores” a vista ou fáceis de serem acessados. Bicicletas, tênis, motos, carros abertos, etc, são um chamariz aos ladrões.
- Quando estiver chegando a casa, antes mesmo de parar o veículo e de abrir a garagem, olhe pelos arredores para ver se há pessoas com atitude suspeita.
- Antes de abrir a porta ou a garagem, observe se não há sinais de arrombamentos, e até dê uma espiadela pela janela, se for possível é claro.
- Se você decidiu possuir cães, observe se o comportamento deles esta normal. Muitas vezes eles rosnam e latem de forma estranha, por saberem que há algo ou alguém que não conhecem no local.

Havendo qualquer suspeita acione a Policia Militar pelo telefone 190 e aguarde a chegada dos policiais.

Quando for viajar existem algumas medidas essenciais a serem adotadas, para que a viagem seja tranquila e não tenha noticias desagradável que interrompam sua viagem de negócios ou lazer:

- Comunique-se com seu vizinho. Durante a sua ausência, ele é a sua segurança mais próxima;
- Evite comentar com pessoas estranhas que irá viajar;
- Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores;
- Evite deixar o portão da garagem aberto;
- Instale dispositivos de segurança como reforço da tranca normal de portas e janelas. Portas e janelas corrediças não são totalmente seguras. Pinos de segurança ou até mesmo um cabo de vassoura resolvem este problema;
- Evite deixar a sua residência com aparência de vazia. Não feche completamente as cortinas e persianas. Não deixe luzes acesas durante o dia e a noite. Se preferir adquira aparelhos que programam as luzes para ligar e desligar em horários programados;
- Peça ajuda aos seus vizinhos, não deixando acumular jornais e correspondências;
- Faça um exame cuidadoso do aspecto físico do seu imóvel e procure melhorar a segurança dos pontos que podem ser vulneráveis,

Aos bons vizinhos, aqueles que por cidadania e amizade buscam ajudar uns aos outros, colaborem também, alias, essa colaboração é outra ferramenta para melhorar a segurança em nossos lares, pois os marginais ao obervarem que em determinada rua ou bairro existem pessoas atentas e preocupadas com a segurança, ficam desmotivados a praticarem delitos naquelas redondezas.

Dessa forma, chame a Polícia quando você observar: luzes acesas ou barulho em casa de vizinhos que estejam viajando e não tenham avisado qualquer coisa a respeito; táxi, carro particular ou caminhão recebendo mercadorias volumosas, com os elementos agindo de maneira nervosa, e sem os cuidados necessários com os objetos a serem transportados, tais como: televisores, aparelhos de som, etc; pessoas armadas ou grupos suspeitos anotando as placas dos veículos estacionados; carros novos conduzindo três ou quatro elementos, com placas duvidosas ou danificadas; transeuntes carregando grandes embrulhos; estranhos parados em portas ou perto de edifícios ou casas, por muito tempo.



(Públicado no Jornal Vitrine Lageana - semana 14 a 20/06/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário